17 de março de 2016

A crise de consciência: um primeiro esboço

Estou aprendendo muito e mudando muito nos últimos tempos e uma coisa pra mim está mais clara que ovo sem gema: só existe uma única crise. Trata-se da CRISE DE CONSCIÊNCIA.

A consciência é poderosa e cria e destrói realidades. Não é religião e sim uma conclusão lógica: governos e organizações sociais mudam de acordo com a mudança na consciência das pessoas que a compõem. Não darei exemplos para não me alongar, mas estudando história com seriedade é fácil perceber isso. A humanidade teve várias chances de avançar, sempre arruinadas pelas guerras. Hoje nossa interação é cada vez mais global e precisaria um outro planeta para impedir nossos avanços. Não tem como as pessoas emburrecerem nessa altura. Não faz sentido ficarmos negativos, fanáticos e desesperados, pois as pessoas estão despertando da ignorância e as mudanças que vem serão boas. Quando mais formos convictos disso mais rápido e tranquilo será o processo. Se entendermos que está bagunçado porque precisamos mudar, assumimos nosso papel na mudança, assumimos nossa responsabilidade. 

O Brasil, parte desse despertar, está cumprindo seu papel. Estamos confusos, raivoso, exigindo justiça. Mais importante é exigirmos inteligência tanto intelectual como emocional. 

As ciências tem paradigmas antigos e repisados que as pessoas teimam em negar. A burrice é uma erva daninha cultivada e está na hora de arrancarmos pela raiz. Não precisa nem abandonar sua noção de verdade, mas é preciso aceitar que exitem noções de verdade mais avançadas e mais aceitas entre especialistas. Verdades que podem nos encaminhar para mudanças positivas. 


Toda verdade é relativa, mas certas verdades são úteis e outras nãoNo que vale a pena acreditar? Vale mais a pena acreditar que tudo é bom ou que tudo é mau? O contexto, o momento histórico e a área de conhecimento demandam certas verdades.


LINGUÍSTICA: a linguagem se constrói num contexto ideológico, histórico, social. Aceita e para de ser um escroto que está condenando meu uso do imperativo (aceita x aceite). Falo como uma autoridade no assunto. Basta de preconceito linguístico! 


SOCIOLOGIA: a luta de classes existe. Mesmo quem critica muito Marx no campo da sociologia normalmente não é capaz de negar. Não há nada de errado em querer um mundo melhor e lutar por isso. Nosso sistema político não tem como ser perfeito e ainda assim resultar nessa bagunça e sujeira. Quem tem fome não pensa e não ama. Chega de fome! Quem não pensa e/ou não ama não progride. Educação a todos já!


FÍSICA: a matéria não é tão sólida, pois é feita de átomos e átomos são algumas partículas e muito espaço "vazio". Toda partícula pode se comportar como onda porque é também uma onda. Abaixo do nível das partículas existem ondas. Todo "vazio" na verdade são ondas. Logo, nosso cérebro é onda e produz ondas. Ondas tem a capacidade de causar interferência entre si. N sou especialista, ainda não sei onde chegar com isso, mas percebi que muita coisa está errada.

ESPIRITUALIDADE: aceitem de uma vez por todas que toda e qualquer religião busca a mesma verdade, inclusive o ateísmo.
Explico: o universo é uma única coisa e por isso tem suas leis que o regem e harmonizam. O universo e suas leis são o Deus único. Tudo que se manifesta é Deus pois Deus é tudo. Portanto todas as divindades são Deus e não o Diabo. Até mesmo o Diabo é uma manifestação de Deus e estaremos seguros se obedecermos a lei magna universal que é o amor. Toda e qualquer religião prega o amor, mesmo que de forma muito incoerente, distorcida e manipulada por oportunistas. 
VOLTANDO AO ATEÍSMO: se tudo é Deus, então nada deixa de seus Deus; então não há nada que não seja Deus, pra demonstrar o que Deus não é e, por isso, nossa lógica conceitual nos obriga a concluir que Deus não existe. Dizendo de outra forma: se qualquer coisa é Deus, então Deus não faz diferença e não existe. É só um conceito que não se sustenta como conceito. No fundo, não é possível aceitar sua existência sem fé. 
VOLTANDO À FÉ: se você tem fé em Deus (natureza, ciência, leis da física, chame como quiser) e sua onipresença, você precisa ter consciência de que Deus está presente em todas as religiões e nos corações de todos. Desrespeite outra religião e estará desrespeitando você sabe o que. Quem não é bom, segundo nossa noção de bondade, apenas não está no mesmo momento de aprendizagem que nós. Violência gera violência. O amor, quanto mais incondicional mais nos liberta.

O Amor é nossa evolução. 
Toda(o) sacerdote e todo(a) cientista, mesmo sem saberem, buscam a verdade do amor. Todo(a) poeta, filósofa(o), juiz(a), esportista, gari, enfim todo ser humano, busca a verdade do amor. Quer ser livre, feliz, bondoso e amado. Faz maldade quando não acredita no amor. Sofre porque não acredita no amor. Todos os grandes mestres, grandes homens, grandes mulheres já falaram sobre o Amor, acreditavam e pregavam o Amor, liberdade e igualdade. 

Os sedentos por poder, não acreditam no amor e por isso querem controle, desigualdade, segredos, privilégios. Distorcem a verdade pra que as pessoas ou acreditem no falso amor deles. Buscar a inteligência é buscar entender o amor de verdade. Entender o Amor é entender que somos todos um só universo, portanto é como se fossemos todos irmãos. Machucar o outro é machucar a si mesmo e prender o outro é prender a si mesmo. 

Estudar ajuda, mas o verdadeiro entendimento vem de cada um de nós. A verdadeira mudança é interna. Se olharmos com sinceridade pra dentro de nós mesmos, percebemos que fazer mal aos outros dói. Se nos esforçamos a nos conectar com nosso ser, ou seja, com o que sentimos que somos laaaaaaá no fuundo... Esse ser que não tem gênero, nem forma, nem corpo, nem tempo, que é pleno, feliztriste... Vamos ver que somos puro amor. Vamos ver que a verdade do amor é mais forte que a dos carros e dos políticos. 

Ao entender cada vez melhor nossa essência (por meio de tudo que sabemos vivemos e amamos e sentimos) partimos para uma nova referência, cada vez melhor. Uma referência superior, mais e mais harmônica. A partir dela, quando chega a hora de realizar um ato político, nossa ação é mais efetiva e mais sensata. Mais transformadora.

Convido a todos para transformar o mundo em crise. Destrua a crise. A nossa crise de consciência, que vem da nossa incapacidade de compreender o amor e praticar o amor. Amando mais é impossível odiar mais, impossível também ficar de braços cruzados, impossível não buscar mais conhecimento e mais felicidade, impossível ser só mais um concordando com o que a maioria diz, assistindo televisão. Siga apenas seu próprio coração e nosso país estará a salvo, porque o mundo estará a salvo, porque seremos apenas Um. 

Beijos e abraços.

Um comentário:

j disse...

http://observareabsorver.blogspot.com.br/2016/03/nao-gostaria-de-falar-sobre-isso.html?m=1