30 de setembro de 2017

Dia do Arcanjo Mikael (São Miguel Arquanjo)

Vou tentar humildemente falar sobre o que vibra agora e vibrará esses meses neste planeta. Sei que ainda tenho muito que aprender, então peço ja perdão se algo não ficar claro ou se sair alguma bobagem. 

Quando cresci em escola waldorf  vivenciei o ciclo narrativo anual, as quatro estações do ano, através da celebração de quatro principais datas cristãs cultuadas na escola: páscoa, são joão, são micael e Natal.

As estações do ano são como o ciclo da nossa vida. No inverno a escuridão de onde surge a luz primeira, na primavera a renovação da vida, no verão o ápice da luz, do calor e da atividade, no outono o envelhecimento, escurecimento. Isso é um tanto obvio na teoria, mas entender na prática os ciclos da vida e da natureza exige sensibilidade.

Esses arquétipos trabalham de um jeito um tanto bizarro e contraditório em nós brasileiros, já que vivenciamos:
o natal no verão
a páscoa no outono
são joão no inverno
são Miguel na primavera

Quando obviamente o cristo menino na noite fria representa o inverno, o coelho e o ovo representam primavera, joao batista representa o verão e a luta contra o dragão representa o outono, que são as épocas dessas celebrações na Europa e EUA.

Temos também algumas coisas que se adequam à nossa realidade, mas com muitas outras representações que reforçam essa inversão. Então temos a foqueira de são joão que adequa a festa ao nosso inverno, mas temos o dia dos namorados (sto antonio), outro simbolo de primavera que acontece no nosso outono.

A vantagem é que cada uma dessas representações vai além da dualidade de um ou outro polo oposto e aqui no brasil vivenciar essa bagunça ajuda a gente a quebrar essa mesma dualidade.

O inverno contem em si o verão, como nossas mais profundas sombras contém nossa essência luminosa mais pura e divina.

Estamos na primavera, renovação da vida, ao mesmo tempo que estamos no dia de São Miguel, momento onde nos deparamos com nossos dragões, nossos medos, nossos sentimentos baixos de morte e destruição.
A primavera aqui nos traz também no 31/10 o dia do saci, o dia das bruxas. Simbolos de travessuras e traquinagens por um lado, por medo, por raiva, brigas, mentira, por outro.
Outros símbolos se adequam a primavera, como dia de N.S Aparecida, dia das crianças.

Perante esses simbolos bagunçados da nossa cultura (antropofágica), cabe aproveitarmos a brincadeira, pra transformar todo esse medo em algo leve, sem esquecer que nossa criança interior necessita do nosso cuidado e proteção. Que a 'renovação da vida' e a 'morte' são uma coisa só, já que a morte na real não existe, porque no universo a energia nunca se perde, apenas se transforma e a consciência se mantem mesmo depois que o corpo físico morre.

A força e a coragem necessários para ampararmos a nossa criança, nos defendermos de nossos próprios medos, que vão se mostrar fortemente nestes dias que se seguirão, pode ser alcansada pela invocação do arcanjo micael dentro de nós. Com sua espada de luz azul, suas asas douradas, sua balança que traz o equilibrio da paz ao nosso coração. Tudo símbolo, dado que na real um arcanjo é só uma energia luminosa sem forma, tão onipresente quanto o universo, por isso pode ser manifestado em nosso coração por nossa vontade. Mais que isso, só pode se manifestar por meio de nossa vontade, já que o livre arbítrio é uma lei inquebrável para os seres de luz, sejam eles anjos, arcanjos, elementais, devas, mestres ou o próprio Universo, PAI/MÃE universal, consciência una, Tao, Ser, Vida, Deus (como quiser chamar)

Os quatro símbolos das estações são UM e se manifestam todos quando alcançamos o equilibrio de nosso Ser, de lembrarmos Quem Somos, por meio do Nome de Deus, que é "eu sou".

Esse é o momento de se mostrarem as sombras e com a Força do "eu sou" pode a partir delas surgir nossa nova luz. 

EU SOU A VONTADE DIVINA
EU SOU A FORÇA E A CORAGEM DO ARCANJO MIKAEL
EU SOU A SEGURANÇA
EU SOU A CRIANÇA NA ETERNA BRICADEIRA DAS FORMAS
EU SOU O AMOR
EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA
EU SOU A PRESENÇA DE DEUS EM MEU CORAÇÃO
Presente
Aqui
Agora
Eu sou

Beijos de amor

Nenhum comentário: